sábado, 25 de maio de 2013

ABACATEIRO

O abacateiro é uma planta popularíssima por quase toda a extensão do território brasileiro, de origem estrangeira, mas aclimatada muito bem entre nós, sendo de vegetação espontânea em muitos lugares.



Do abacateiro são usadas as folhas , as quais possuem qualidades diuréticas e laxativas, auxiliando o organismo na eliminação de líquidos e toxinas acumuladas.
Indicadas para regimes de emagrecimento, nas doenças renais e das vias urinárias e nas perturbações hepáticas. Atua como carminativo e tem suave ação laxativa e diurética, promovendo a eliminação do excesso de líquido no organismo e o esvaziamento do intestino. É usado também para combater gases intestinais.

FARINHA DE UVA


Excelente no tratamento de doenças circulatórias, diminui aparecimento das varizes; auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares; ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema. Limpa a pele das impurezas externas e células mortas e retarda o envelhecimento, dá brilho e maciez. Aumenta a produção de tecidos colagenosos, evitando aparecimento de rugas, flacidez e perda dos dentes.

          Evita a deficiência de visão e audição; ajuda a minimizar danos no fibroma, auxilia na prevenção da artrite e também auxilia na prevenção do endurecimento das artérias.
          Ajudam no controle de espirros, congestões e outras características provenientes de reações alérgicas.
          Como esfoliante natural e excelente ação rejuvenescedora a farinha da semente de uva pode ser misturada ao mel e aplicada diretamente sobre a pele. O resultado é imediato, com visível ação clareadora e emoliente da pele, além dos benefícios antioxidantes, resultantes da ação contínua do tratamento.

colágeno

 
  A proteína essencial para o corpo, o colágeno, é produzida pelo nosso organismo. Porém, é difícil a ingestão de todos os alimentos, como o kiwi, limão e carne vermelha, com substâncias que auxiliam na formação do colágeno, uma vez que, segundo pesquisas, a perda dele a partir dos 30 anos é de 1%. E após os 50 anos a queda é mais drástica.
          Por isso, vários especialistas (nutricionistas, médicos e dermatologistas) recomendam o uso do suplemento a partir dos 30 anos, e fundamental depois dos 50. O suplemento que é feito do osso e cartilagem do boi deve ser ingerido uma ou duas vezes ao dia e no máximo de 10 g, diluído em água, suco ou leite. Não tem contraindicação.
O suplemento do colágeno em pó, associado a uma dieta saudável, é capaz de causar um emagrecimento de quase 6 kg, em dois meses. Tudo porque o suplemento inibe o apetite, oferecendo ao organismo sensação de saciedade e elevando os níveis de hormônios que controlam a fome.

Ajuda na ,redução de peso, combate à flacidez, melhora a elasticidade da pele e beneficia na firmeza dos músculos. Ainda fortalece o cabelo e as unhas, que são os primeiros a sofrer com a falta de nutrientes, previne contras doenças degenerativas, como a osteoporose e é eficaz na prevenção de estrias, ou seja, garante a nossa pele a elasticidade natural o que não permite o estiramento da mesma e consequentemente não permite a formação das estrias.
A farinha de soja preta é rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater a perda de peso e colesterol alto.
A casca da soja preta tem um fitoquímico poderoso, a antocianina substância que age nos adipócitos (células que armazenam gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células. Com isso, você emagrece.
A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. Você fica satisfeita rapidamente e demora em ter fome outra vez.
É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia.
A soja preta tem três substâncias poderosas que ajudam a prevenir diversas doenças. A isoflavona é anticardiogênica, ou seja, evita o câncer. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de colesterol, amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. A soja preta ainda possui zinco, que combate gripes e resfriados, pois melhora nossos sistemas imunológicos, deixando as células de defesa mais fortes.
A soja preta atua na prevenção de radicais livres, células que involuntariamente produzimos o tempo todo e que, com o passar do tempo, levam ao envelhecimento da pele. As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra esses radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.
Auxilia no combate da TPM e sintomas da menopausa,pois possuem estrutura química parecida com a do estrogênio,o hormônio feminino que fica reduzida nessa fase.
Outro ponto positivo para a farinha é a grande quantidade do mineral cálcio. Comparada a outras leguminosas, a soja é campeã nesse nutriente, e sendo assim, 100 gramas da farinha de soja preta contém 173 miligramas do mineral, o que corresponde a 18% das necessidades diárias. Vale lembrar que o cálcio é essencial para o crescimento, manutenção do tecido ósseo e ainda participa do processo de contração muscular.  

FARINHA DE BERINJELA

Quem pensa em perder alguns quilinhos acabou de ganhar mais uma aliada: a farinha de berinjela (beringela), ela destaca-se  por seu elevado teor de fibras e pelo baixo conteúdo em lipídios. Além disso, é popularmente conhecida pelas suas propriedades nutracêuticas (de caráter nutritivo e farmacêutico), auxiliando a redução do risco de doenças coronarianas. A coloração arroxeada da casca da berinjela é atribuída à grande quantidade de flavonóides, substâncias que possuem propriedades antioxidantes e contribuem para o sabor da berinjela. O alto teor de fibras contido no alimento leva a redução da ingestão energética e ao aumento do tempo de esvaziamento gástrico, o que faz com que a farinha de berinjela esteja presente em dietas para redução da obesidade. Além disso, a farinha auxilia na prevenção de doenças, principalmente as relacionadas ao excesso de peso. A farinha de berinjela não é somente um importante auxiliar no combate à obesidade,como também uma importante fonte de fibras e um alimento bastante nutritivo.A farinha de berinjela  contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de ser um alimento agradável para completar as refeições diárias, é bem gostosa.
Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares. A farinha de berinjela auxilia também na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue.

SEMENTE DE GIRASSOL E SEUS BENEFÍCIOS



A Semente de Girassol é benéfica à saúde, pois ajuda no combate a pressão alta, protege o coração, além disso, a farinha de girassol é um alimento rico em cálcio e arginina, um aminoácido “amigo” do óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos e evita a elevação da pressão sanguínea.
 Para quem quer manter o peso e cuidar bem da saúde do coração, a semente de girassol é uma grande aliada. Ela possui elevado teor de nutrientes essenciais ao organismo, mas que não são produzidos pelo corpo, como ômega 6 e ômega 9.

Também é rica em fitoesterois, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante ao colesterol, que, se ingeridos em quantidade suficiente, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL,o chamado mau colesterol, e o risco de câncer.

FARINHA DE MARACUJA

Ela chegou ao mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos, ajudando você a perder peso.
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra.

''No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade.''
A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

A pectina é uma fração de fibra volátil que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos. A fibra de maracujá trabalha reduzindo a taxa de glicose, colesterol e auxiliando em programas de emagrecimento e no controle da diabetes.