O ômega 3 tem sido muito estudado nas últimas décadas, sendo comprovados os seus efeitos na redução da pressão arterial, redução do colesterol e aumento do HDL pelas Sociedades Européia e Americana de Cardiologia. Sempre como um auxílio aos medicamentos, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Além disso, há vários estudados que referem redução da incidência de câncer de próstata e mama, redução do risco de mal de Alzheimer, melhora dos sintomas da depressão, melhora do Diabetes tipo 2, melhora da performance em atletas, entre outros.
E, para as gestantes? O ômega 3 apresenta algum benefício?
Há estudos em gestantes também, mostrando redução do risco de pré-eclâmpsia, que é a pressão alta da gestação após o segundo semestre, e da depressão pós-parto, acometendo 30% das mulheres. Nas gestantes, que antes de engravidarem já tem pressão alta e colesterol alto, ele também apresenta benefícios.
A pré-eclâmpsia pode levar a interrupção do parto prematuramente, fazendo com que o bebê corra riscos ligados a prematuridade, embora ocorra em maior proporção nas gestantes que ganham peso excessivo na gravidez, pode acometer qualquer uma de modo repentino, então por que não tentar preveni-la?
A depressão pós-parto ocorre em 30% das mulheres, levando a desânimo, cansaço, sono excessivo, tristeza, e, dificuldade em cuidar do bebê, por conta de todos esses sintomas. Os estudos em populações de grávidas, mostram que redução na incidência dessa doença em pacientes que fizeram uso do ômega 3 na gestação, comparando com as que não fizeram.
E onde encontramos o ômega 3? Esse composto está presente, em maiores quantidades, no azeite de oliva e no óleo de canola e, nos peixes de águas frias, como o salmão e a sardinha. Então, tanto na gestação quanto para qualquer pessoa a ingestão desses alimentos é super importante para a saúde e para a prevenção de doenças.
Quando a dieta mostra-se insuficiente em quantidades necessárias de ômega 3, o mesmo pode ser suplementado em cápsulas, sem riscos de mal formações fetais ou qualquer outro.
Converse com seu médico, sobre as doses recomendadas e sobre os benefícios do ômega 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário